Como campanhas de conscientização e acolhimento podem salvar vidas de colaboradores em diferentes ocasiões e fortalecer o senso de pertencimento em uma empresa.
Texto por André Schelgshorn
Quando pensamos em marketing, inicialmente o que vem à cabeça são conceitos de expansão mercadológica, divulgação de produtos e serviços e outras concepções voltadas aos processos de venda. É apenas quando mergulhamos nesse universo que conhecemos algumas subdivisões e vertentes do marketing que trazem muitas outras estratégias igualmente úteis a uma empresa. Uma delas é o endomarketing, um grande aliado da cultura empresarial, e acima de tudo, uma ferramenta capaz de agregar qualidade de vida aos colaboradores.
Ainda hoje, muitas empresas ainda subestimam o potencial de crescimento agregado por um setor de marketing motivado, capacitado e dotado de ferramentas adequadas. Este erro pode ser fatal, uma vez já ser de comum conhecimento que grandes marcas chegam ao topo e se mantém onde estão justamente pelos esforços conjuntos de marketing em cooperação com outros setores.
O que também chama a atenção em empresas de sucesso são os esforços para o desenvolvimento de culturas empresariais que valorizem o colaborador. Estes esforços fazem a diferença para a captação, retenção e até mesmo recuperação de talentos, fortalecendo a expertise interna e criando equipes dedicadas. Tudo isso está dentro do que conhecemos por endomarketing, o marketing voltado para dentro das empresas.
O endomarketing é responsável por desenvolver campanhas internas, voltadas para os colaboradores, que possam desenvolver o senso de pertencimento, o orgulho pelo trabalho realizado, fomentar união entre equipes e setores, e muito mais. Em especial, o endomarketing pode criar campanhas voltadas à conscientização de questões sociais e até mesmo em prol dos cuidados pela saúde dos colaboradores, demonstrando preocupação da empresa com o bem-estar de quem a compõe.
No dia a dia corrido, muitos de nós acabamos nos negligenciando de uma forma ou outra, podendo até ignorar problemas de saúde que surjam por não considerarmos “algo urgente” ou que não afete a rotina. As campanhas de conscientização internas têm o potencial para mudar isso, servindo como lembrete e até mesmo incentivo para os cuidados com a saúde e o bem-estar.
Dentre as muitas causas e movimentações que podem (e devem) ser abordadas pelo endomarketing, temos três grandes pautas recorrentes e de grande relevância que costumam destaque todos os anos: Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas?
Começando pelo Setembro Amarelo, uma campanha mundial pela prevenção contra o suicídio. Criada por conta do dia 10, Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, a campanha visa a visibilidade e conscientização sobre a questão e visa a divulgação de materiais abordando temas como a valorização dos cuidados pela saúde mental, a quebra de estigmas e maneiras de identificar comportamentos de risco que precisem de atenção.
O Outubro Rosa trata-se de uma campanha, também mundial, que busca a conscientização pelo público feminino referente aos cuidados preventivos ao câncer de mama, tipo mais comum da doença entre as mulheres no mundo todo. As iniciativas vão desde chamadas a divulgação de cartilhas e materiais abordando o autocuidado (como o autoexame), buscando a descoberta precoce e o tratamento eficaz da doença.
Por fim, o Novembro Azul aborda mundialmente a conscientização do público masculino sobre os cuidados preventivos referentes ao câncer de próstata, principal tipo da doença entre os homens. A campanha visa a quebra de preconceitos, a divulgação dos cuidados preventivos e o incentivo aos exames de checkup periódicos.
Agora que você sabe do extenso potencial do endomarketing como ferramenta transformadora, chegou a hora de colocar a mão na massa. Providenciar meios para que o endomarketing da sua empresa possa chegar ao colaborador e criar um impacto capaz de gerar a movimentação pelo cuidado (ou qualquer outra causa) é essencial.
Dentre as muitas opções, as mais eficazes estão divididas entre o desenvolvimento e distribuição interna de materiais falando sobre estas questões, e a veiculação de materiais pelos ambientes de trabalho. Para ambos os casos, os materiais impressos são os mais indicados. No caso da distribuição direta, a criação de folhetos, folders e cartilhas são os mais indicados. Quando se fala na veiculação de peças gráficas através dos ambientes e dependências da empresa, os banners e displays são grandes aliados, garantindo fácil visualização pelos colaboradores.
Aliados e complementares aos materiais impressos, estão os eventos internos com apresentações e palestras com especialistas que possam não apenas abordar estes temas com propriedade, como também sanar dúvidas e prover dicas pessoalmente. Estes podem apresentar custos maiores, portanto costumam ser reservados a empresas de médio e grande porte.
Como você viu, o empenho do endomarketing em empregar estratégias de comunicação em prol da saúde, bem-estar e desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa vai além de um diferencial, e se torna uma necessidade quando falamos do papel social de um negócio. Ter este setor alinhado com seu potencial, este papel social e ciente de seu possível impacto nas vidas das pessoas fazendo parte do dia a dia desta empresa, além de prover as ferramentas e meios necessários para realizar suas atividades com eficiência, pode ser uma chave para o sucesso.